A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

           Podemos definir formação profissional como sendo a atividade que propicia ao indivíduo forjar a sua personalidade, fazendo-o evoluir, a partir dos conhecimentos adquiridos e das experiências vividas.

           Essa evolução permite ao indivíduo obter uma capacidade de realização mais profunda, uma melhor adaptação ao meio no qual está inserido, além de uma percepção mais completa de si mesmo, em especial dentro do mercado de trabalho.

           Neste sentido, a formação profissional tem que ser entendida com um processo organizado de educação, graças ao qual as pessoas enriquecem os seus conhecimentos, desenvolvem suas capacidades e melhoram as suas atitudes ou comportamentos. Esse processo de educação, além de melhorar suas qualificações técnicas ou profissionais, deve instigar o aluno a buscar a sua felicidade e a sua realização pessoal, além de levá-lo à participação no desenvolvimento da sociedade como um todo.


VOLTA À ESCOLA

            Nossas turmas, tanto nos cursos profissionalizantes como nos cursos de aperfeiçoamento profissional, estão repletas de alunos que perceberam essa necessidade, e estão em busca de soluções para seus interesses.

           Muitos jovens, atentos às modernas necessidades do mercado de trabalho, estão desenvolvendo suas potencialidades dentro das salas de aula, adquirindo conhecimento e experiência tão necessários hoje em dia.

           Muitos graduados, e ainda alguns pós-graduados, perceberam a importância de incluir em seu currículo conhecimentos técnicos específicos, importantes para fazer a diferença e manter a sua competitividade.
  

ESCASSEZ DE EMPREGO COMUM x OFERTA DE OPORTUNIDADES ESPECÍFICAS

           É fato que o emprego para algumas profissões comuns está cada vez mais escasso, porém oportunidades não faltam para alguns profissionais escassos no mercado, que possuem competências e habilidades específicas, qualificados e com conhecimento profundo da área em que atuam. A reciclagem constante nos conhecimentos e a atualização são essenciais hoje para quem deseja se manter atuante, competitivo e preparado para as oportunidades de crescimentos que possam surgir.


CONCLUSÃO

           O mercado está mudando, e numa velocidade assustadoramente alta... Precisamos estar atentos a essas mudanças, investir em nós mesmos como profissionais, adquirir conhecimentos que nos tirem do lugar comum, e principalmente, que nos habilitem e nos capacitem a conquistar uma posição de destaque e de sucesso.

           Invista em você mesmo sempre.

           Tenha o costume de estudar, ler, se aperfeiçoar, a faça desta atitude um hábito incorporado ao seu cotidiano.

           Desejo que na sua cultura esteja incorporado o prazer de aprender, pois conhecimento além de não ocupar espaço, alarga o entendimento, amplia a visão e prepara o profissional para as portas que se abrem no decorrer da vida.


           Sucesso, bênçãos, e até o próximo contato.

Fernando de Carvalho Rocha
Contabilista, Administrador e Consultor em Gestão Empresarial e RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário