COMO ATRAIR NOVOS CLIENTES E FIDELIZÁ-LOS

             Qualquer empresário sonha em criar e abrir um negócio, atrair novos e bons clientes a cada dia, e ver sua empresa crescer e se solidificar, tornando-se um ícone no mercado. Ah, e se tudo isso acontecer com um custo baixíssimo, se possível quase zero, melhor ainda.

            Infelizmente, segundo o SEBRAE, para cada 10(dez) empresas novas, 7(sete) vêem esse sonho se tornar no pesadelo do fracasso e da falência, em seu primeiro ano de atividade. Emocionalmente, podemos atribuir a culpa por esse pesadelo à falta de clientes, mas o certo é que parte desse fracasso ocorre por despreparo e incapacidade administrativa dos seus diretores.

            Independente desse despreparo, que pode ser facilmente solucionado com a contratação de uma boa e conceituada empresa de contabilidade e consultoria, queremos nesse artigo discorrer sobre algumas estratégias simples para conquista de novos clientes, e principalmente, sobre como fidelizá-los.

            Fidelizar um cliente atual custa muito menos do que conquistar um novo cliente. E, até mesmo de forma subconsciente, todos sabem que cliente satisfeito e feliz gera novos clientes... então, porque simplesmente a maioria dos empresários esquece dessa regrinha simples na hora de planejar a divulgação do seu negócio?

            O que desejamos quando queremos comprar uma camisa nova, uma bolsa nova, um carro ou uma casa novas? Quando somos atendidos de uma forma humana, carinhosa, atenciosa, e o atendente se mostra interessado em atender nossa necessidade, a chance de fecharmos negócio com ele aumenta exponencialmente. Ninguém gosta de ser tratado como número, pelo contrário, gostamos de ser tratados como pessoas.

            A verdade, é que no dia a dia, na correria e nas muitas decisões, os empresários esquecem-se dessa verdade. Ele acaba nem sabendo que o seu cliente existe. Quer saber, a cada dia, apenas sobre o fechamento daquele dia. A verdade é que, quando ele menos esperar, seus clientes estarão mudando para seu concorrente, não porque esses tinham melhores preços, prazos, ou produtos. Muitas vezes, simplesmente porque eles foram, nesses concorrentes, MELHOR ATENDIDOS.

            O consumidor está cada vez mais exigente. Diante dessa realidade, visando criar uma mentalidade de fidelização dos clientes atuais, ao mesmo tempo atraindo novos clientes, com baixo investimento, queremos oferecer algumas sugestões fáceis de serem aplicadas no seu dia a dia, como segue:

            - Quando um cliente entra no seu estabelecimento, ainda que seja apenas para “dar uma olhadinha”, nunca esqueça de agradecer-lhe. Comece, note bem, eu não disse se possível comece, eu disse: COMECE... Comece hoje mesmo um cadastro com os dados desses clientes, tais como nome, telefone, email, endereço... o maior número de informações que puder desse cliente;

            - No dia seguinte, envie um e-mail ou um cartão de agradecimento pela visita em seu estabelecimento;

            - Após uma semana, entre novamente em contato pedindo sugestões de como melhorar seu atendimento. Aproveite a oportunidade para tentar apurar o grau de satisfação do cliente com o seu atendimento;

            - Crie alguma promoção, e envolva seu cliente. Todos nós gostamos de ganhar. Então crie. Pode ser um kit com seus produtos, sorteio de algum prêmio, ou até mesmo um vale desconto. Envie dois cupons para participação, um para ele e outro para alguém que ele indique;

           - Com todos os novos clientes, e inclusive com as indicações, repita todos os passos. Sempre. Ano após ano. Crie uma cultura inconsciente na mentalidade dos seus clientes, de já saberem que naquela época do ano poderão participar de alguma promoção realizada pela sua empresa;

            - Renove sempre. Pequenas alterações, na vitrine, na cor das paredes, na iluminação, fazem a diferença. Seu cliente precisa ter sempre a sensação de que sua empresa está sempre se renovando, assim ele vai desejar participar constantemente dessa renovação.

            Cliente é pessoa. Trate o com carinho, desde o primeiro contato com sua empresa, seja pessoalmente, ou por telefone. Dê a ele o que você gostaria que dessem a você, e logo verá a diferença na sua carteira de clientes. Pense nisso, e depois nos conte os resultados.

            Sucesso, bênçãos, e até o próximo contato.

           
Fernando de Carvalho Rocha
Contabilista, Administrador e Consultor em Gestão Empresarial e RH
           

Um comentário:

  1. Boa noite, recebi seu contato através do irmão em Cristo Egidio, apoio e incentivo o empreendedorismo, muitos casos que acompanho vejo que há uma grande dificuldade do pequeno empreendedor entender que ele precisa obter o conhecimento em diversas áreas do negócio, muitos casos observa-se que o principal problema referem-se a gestão de pessoas e liderança, as vezes o empreendedor investi em tecnologia, procedimentos, estrutura, mais se esquece de investir em um dos bens mais valioso "pessoas".
    Outros se destacaram e houve um crescimento, mais não estruturado, se tornam grandes mais pensam como pequeno.
    Aguardo contato, segue meu e-mail marcos.projeto@ig.com.br
    http://consultormei.blogspot.com/

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